Neurocoaching como forma de realização e concretização

Neurocoaching como forma de realização e concretização

Por: Psicóloga e Neurocoach Fabiana Pereira- CRP nº  06/119536

Você tem aproveitado seu tempo de vida? Quantos sonhos seus já foram realizados? Quantas metas e objetivos de fato se concretizaram? Vamos conversar um pouco sobre isso?

Vem comigo!

Para começarmos esse bate-papo, devemos entender o que é Vita brevis. Palavra de origem latina que indica a brevidade da vida.

Pensando sobre a vida e sua brevidade, chego à conclusão que o problema não é exatamente o tempo em si, a vida não é sinônimo de tempo, mas do quanto e como vivemos esse tempo. Uma pessoa por ter chegado aos 80 anos não significa que ela viveu muito, significa apenas que ela existiu por 80 anos. O quanto ela verdadeiramente viveu irá depender de quanto tempo ela dedicou a si mesma, do quanto aprendeu a viver para si mesma.

Sêneca certa vez disse: “Perscruta a tua memória: quando atingiste um objetivo? Quantas vezes o dia transcorreu conforme o planejado? Quando usaste seu tempo contigo mesmo? Quanto mantiveste uma boa aparência, o espírito tranquilo? Quantas obras fizeste para ti com um tempo tão longo? Quantos não esbanjaram a tua vida sem que notasses o que estavas perdendo? O quanto de tua existência não foi retirado pelos sofrimentos sem necessidade, tolos contentamentos, paixões ávidas, conversas inúteis, e quão pouco te restou do que era teu? Compreenderás que morres cedo. Muito breve e agitada é a vida daqueles que negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam ao fim, os coitados entendem, muito tarde, que estiveram ocupados fazendo nada.”

Há momentos em nossa vida, em que temos a nítida sensação de que a vida é curta demais, e então começamos a nos questionar: Qual é o meu sonho? O que me faz feliz? O quanto de tudo o que eu faço e preenche o meu tempo de fato me preenche?

Provavelmente esse é um cenário muito comum, e talvez você esteja vivenciado esse momento.

Mas como o processo de NeuroCoaching auxilia na mudança desse cenário?

Segundo Tiago Oliveira autor e trainer do Neurocoaching-Tranformando Vidas, Construindo Sucesso, tendemos a nos habituar com aquilo que temos e continuamos a fazer as mesmas coisas antigas que sempre deram o mesmo resultado. ( saiba mais clicando AQUI https://www.onovotempo.com.br/neurocoaching)

Não podemos ficar fantasiando dias melhores, temos que fazer acontecer dias melhores. Ainda segundo Tiago Oliveira, tendemos a imaginar que mudanças efetivas ocorrem a partir de ações praticas e radicais, e esperamos construir satisfação a curto prazo com soluções imediatistas. Mudar não é uma ação, é um processo.

Através do neurocoaching é possível iniciar uma análise do cenário, avaliar o caminho a ser percorrido para alcançar a meta estabelecida. No processo de mudança o reconhecimento do seu estado atual comparado ao estado desejado, permite uma reflexão sobre os recursos próprios disponíveis, talentos, habilidades e competências.

Vamos pensar um pouco em como está a realização e concretização dos seus sonhos?

Convido-te a fazer um breve exercício, para isso tenha em mãos lápis e papel.

Vamos construir uma espécie de Mapeamento dos Sonhos. Pegue o papel e o lápis e trace uma linha na horizontal. Na parte superior enumere todos os sonhos que já realizou e as metas alcançadas. Na parte inferior enumere todos os sonhos não realizados, aquilo que está adiando, as metas que traçou e não concluiu e assim por diante. Ao final desse exercício compare a parte inferior com superior, se a parte superior estiver com um número maior de sonhos, parabéns! Sua jornada já esta sendo traçada. Mas se na parte inferior estiver a maior parte dos seus sonhos, me responda sinceramente como se sente? Consegue imaginar tudo que está deixando de viver? O que está impedindo você de entrar em ação? O que fará de diferente a partir de hoje?

Embora o caminho da realização não seja fácil, ele é possível de ser percorrido, permita-se iniciar, acreditar, planejar, mudar e realizar.

Para concluir

Nossa busca de realização e concretização dos nossos sonhos seja pessoal e/ou profissional está muito mais relacionada ao atendimento de nossas necessidades de autoestima e autorealização, e isso só pude alcançar a partir do meu desenvolvimento pessoal, da descoberta e definição da minha missão enquanto profissional.

O processo de Neurocoaching me proporcionou ser um profissional de resultados e conquistas pessoais valiosas.

Espero que aconteça com você também.

Que bom ter você comigo até o final! Até o próximo!

Artigo dedicado a um amigo, que mesmo em meio a sua dor me inspirou o titulo e a reflexão da brevidade da vida.

Fabiana Pereira

Psicóloga Clinica e Neurocoach

Fale com a autora: fabiana@onovotempo.com.br

Veja o artigo anterior que escrevi pro Psicursos clicando AQUI!