Especialização em Terapia Comportamental Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)

Especialização em Terapia Comportamental Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)
Objetivo geral do Curso:

O Curso tem como objetivo propiciar aos alunos condições para atenderem clientes em Psicoterapia Comportamental, sob uma perspectiva denominada Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). A TCR propõe essencialmente que tudo que interessa ao terapeuta – comportamentos e sentimentos – é determinado por contingências de reforçamento. O terapeuta comportamental se interessa sim pelos comportamentos e sentimentos do seu cliente, mas, de fato, lida com as contingências de reforçamento das quais tais comportamentos e sentimentos são função. O modelo de determinação de comportamentos adotado é o da seleção do comportamento pelas consequências que produz – modelo biológico inspirado em Darwin, completamente distinto de quaisquer outros modelos explicativos mecanicistas adotados na Psicologia. O aluno terá, como fundamentos para a atuação clínica, formação no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e na Ciência do Comportamento. O Behaviorismo Radical preparará o aluno para compreender a concepção de Ser Humano subjacente à proposta de trabalho clínico que desenvolvemos e o colocará em contato com um novo paradigma sobre a natureza do comportamento humano. A Ciência do Comportamento fornecerá dados comportamentais coletados através de rigorosa metodologia e procedimentos cientificamente testados para instrumentar o aluno a intervir no processo de desenvolvimento de seu cliente.

O Curso visa também a que os clientes se beneficiem com a intervenção dos psicoterapeutas, ou seja, alterem comportamentos e sentimentos indesejados, através de intervenções nas contingências às quais vêm respondendo, reduzindo as contingências coercitivas e substituindo-as por contingências reforçadoras positivas amenas.

O aluno deverá adquirir repertórios apropriados de comportamentos nas seguintes áreas e atividades:

1. relacionamento com o cliente;

2. identificação dos comportamentos-problema do cliente;

3. análise conceitual das contingências de reforçamento determinantes dos
comportamentos-alvo;

4. seleção e aplicação de procedimentos psicoterapêuticos;

5. avaliação dos resultados da intervenção;

6. integração da atuação psicoterapêutica com o referencial teórico do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento;

7. descrição oral, na atividade de supervisão, dos comportamentos emitidos nas sessões pelo cliente e pelo próprio psicoterapeuta;

8. redação, no final do Curso de Especialização, de uma monografia, que consiste num relatório do estudo de caso clínico que conduziu durante o Curso.

Atividades do Curso

FORMAÇÃO CONCEITUAL

Os alunos assistem a aulas que os preparam conceitualmente. Tais aulas se agrupam em dois conjuntos ministrados quinzenalmente:

1. O primeiro tem o formato de módulos e ocorrem às sextas-feiras (quinzenalmente), das 18h as 22h em datas previamente fixadas, cada qual exposto por um professor-especialista, os quais abordam diferentes temas básicos e aplicados.

2. O segundo conjunto consiste numa sequência de aulas ministradas por um único professor sobre os processos psicoterapêuticos na prática clínica, visando a preparar especificamente o aluno para atuar como psicoterapeuta comportamental e ocorrem aos sábados (quinzenalmente), das 13h30 as 18h.

3. Os alunos completam sua formação conceitual fazendo um Curso, denominado Princípios Avançados do Comportamento, no qual são revistos os conceitos fundamentais da Análise de Comportamento.

FORMAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA

1. Atendimento psicoterapêutico

a. Alunos presenciais
Os alunos devem atender individualmente a pelo menos um cliente em sessões semanais, no ITCR-Campinas. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

b. Alunos on-line

Os alunos on-line devem selecionar o cliente e atendê-lo em local de sua conveniência, em sua cidade, previamente aprovado. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

2. Supervisão dos estudos de caso:

a. Alunos presenciais
Os alunos presenciais se reúnem quinzenalmente, durante quatro horas, com um supervisor de caso clínico e seu assistente, em grupos de até cinco psicoterapeutas, para discutir os casos.

b. Alunos on-line

Os alunos on-line se reunem semanalmente, durante uma hora, em horários combinados de comum acordo, com seu supervisor, através de computador (via Skype, com áudio e vídeo).  A fim de completar o total de horas de supervisão exigido para preencher a carga exigida para a Formação Psicoterapêutica, o aluno on-line deverá assistir a duas horas/aulas semanais, ministradas pelo professor Helio Jose Guilhardi, às sextas feiras das 13h00 às 15h00. Estas aulas serão gravadas e poderão ser assistidas em horário da conveniência do aluno.

MONOGRAFIA

A monografia de conclusão do Curso é individual e consiste em um relato escrito do estudo de caso clínico conduzido pelo aluno durante o Curso. A monografia será supervisionada diretamente, quanto à forma e quanto ao conteúdo, pelo seu supervisor, nos mesmos horários das supervisões, como atividade complementar a elas. O objetivo final da monografia será produzir um relato de estudo de caso, que atenda a critérios científicos para ser apresentado em Congresso e publicado em periódicos da área.

ATIVIDADES PRESENCIAIS OBRIGATÓRIAS

No último semestre do Curso, você deverá estar presente no ITCR-Campinas, em um fim de semana, para participar das seguintes atividades:

1. Avaliação dos conteúdos teóricos estudados no Curso de Princípios Comportamentais;

2. Apresentação da monografia (previamente orientada e redigida sob os cuidados do supervisor) para uma banca examinadora composta por dois terapeutas comportamentais.

Data
13/09/2019
Local
Presencial ou On-line Rua Josefina Sarmento, 387/395 | Cambuí | Campinas
Campinas/SP
Contato
Responsável: ITCR
Email: administrativo@itcrcampinas.com.br
Telefone: (19) 98256-0944
Site: https://www.itcrcampinas.com/especializacao
Público alvo

Programado para Psicólogos com graduação completa e para Psiquiatras.

Investimento

Matrícula: 100,00 (taxa de inscrição)

24 parcelas de 830,00
OU
36 parcelas de 560,00

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.