Casamento

Casamento

Por: Psicóloga Patricia Figueiredo- CRP 06/96792

Olá! Neste artigo vou falar do casamento em si e da sua mudança de dinâmica ao longo do tempo.

Urieli, autor antroposófico, em seu livro “Male and Female: developing human empathy” relata que a idade ideal para se pensar em casamento é a partir de 28 anos, e segundo ele que o marido seja um pouco mais velho que a esposa.  Questiono essa última colocação, mas coloco aqui para abrir reflexão. Já com relação a idade, quanto mais maduros e autoconscientes estiver o casal melhor e isso acontece com maior probabilidade após 30 anos, mas é claro que varia de pessoa para pessoa.

Urieli traz algo que é observável nas últimas décadas no âmbito do casamento. Ele diz que há oitenta anos muitas questões e desafios não eram enfrentados pois o casamento seguia tradições familiares e religiosas mais rígidas. Além do que não havia casamentos entre parceiros de nações e classes diferentes.

Esses padrões fixados e rígidos não conduzem mais a grande maioria das pessoas para o casamento. Na verdade, atualmente existe inúmeras formas de se relacionar. Há relacionamentos homoafetivos com ou sem filhos, há relações abertas, em que as pessoas podem livremente se relacionar com muitas pessoas ao mesmo tempo em comum acordo. Ou seja, cada um entre em contato com sua individualide e toma a decisão de como quer conduzira seus relacionamentos.

E a separação também não é mais um tabu. Se um dos parceiros deixam de amar, ou de ter um objetivo em comum, ou qualquer que seja o motivo, eles se separam. Na verdade, como sempre afirmo, o relacionamento amoroso é onde vamos mais ser obrigados a nos autoconhecermos e por isso é muito desafiante, porque onde há convivência, há conflitos. Então se ambos estão abertos a se mudar para chegar em um convívio harmonioso, a chance de separação é mínima, ou se moldar ao que o cônjuge espera de mim. E se for a última opção, você deixa de se assumir e de ser você mesmo para submeter ao outro.

Gostaria de ouvir vocês psicólogos, o que acharam das colocações do Urieli? Comentem!

Um beijo de luz, Patricia Figueiredo.

Confira meu último artigo: CLICANDO AQUI!