Atendimento Psicológico On-line Novidade ou Realidade?

Atendimento Psicológico On-line Novidade ou Realidade?

Por: Psicólogo Rodrigo Romão Antonio CRP 06/129455

Estamos na “era” da tecnologia, a qual vem promovendo avanços intensos e significativos nas últimas décadas em diversas áreas das ciências exatas e humanas, como por exemplo o marketing, a medicina, a física, a química, e tantos outros. E a psicologia com toda a sua importância e constante contribuição para o desenvolvimento humano com o saber científico para a construção de uma sociedade mais digna, justa e democrática, não poderia negar tais avanços e mudanças que ocorrem na mesma.

Assim, apensar de muito preconceito especialmente por parte de alguns profissionais, a fronteira dos atendimentos psicológicos presenciais foram ultrapassadas, e hoje com a internet mais acessível à população temos a possibilidade de fazermos atendimentos psicológicos online, levando este serviço para mais pessoas.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentava os serviços de psicologia mediados por computador através da Resolução CFP Nº 012/2005. Porém, em junho de 2012, publicou a Resolução CFP Nº 11/2012 que regulamenta os serviços psicológicos mediados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revogou a Resolução CFP Nº 11/2005 a partir de dezembro de 2012.

O atendimento online ou orientação psicológica online, não é mais uma novidade, mas uma realidade, apesar de carregar consigo alguns tabus.  Porém, somente através de conhecimento poderemos derrubar esse tabu e mostrar para mais pessoas os benefícios da psicologia.

Assim como o atendimento presencial, o atendimento online, é totalmente confidencial, e deve seguir as mesmas obrigações éticas inerentes ao exercício profissional do psicólogo de privacidade e confidencialidade.

 

Mas o que é atendimento ou orientação psicológica online?

O atendimento psicológico online ou orientação psicológica online, é uma modalidade de atendimento realizada por um psicólogo em meios eletrônicos, objetivando oferecer orientação para situações pontuais e objetivas.

Os atendimentos online ocorrem via chat, e-mail ou videoconferência através de aplicativos e programas como o Skype por exemplo.

 

E o que são situações pontuais e objetivas? 

São atendimentos focados na queixa do paciente/cliente, podemos tocar em outras áreas da vida do paciente/cliente, para maior compreensão da queixa, porém o foco é naquilo que o mesmo trouxe.

 

Indicações:                     

  • Relacionamento;
  • Relações familiares;
  • Insegurança;
  • Perturbações/problemas pessoais;
  • Questões de saúde – doenças crônicas;
  • Aumentar a autoestima;
  • Lutos;
  • Medos;
  • Pânico;
  • Conflitos no trabalho;
  • Lidar com emoções negativas;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Questões do trabalho;
  • Autoconhecimento;
  • Ansiedade (antes de provas e concursos, antes de entrevistas, etc…);
  • Mudança de pensamento e comportamento;
  • Estresse;
  • Supervisão para profissionais;
  • Entre outros.

 

Contra Indicações:

​A orientação psicológica online não é indicada para pessoas que possuem transtornos psicológicos severos, pacientes em crise ou acentuado descontrole emocional. Para esses casos é indicado o atendimento presencial.

Sendo dever do profissional (psicólogo), saber fazer uma análise da queixa do cliente que o procura online e avaliar se pode ajudá-lo com as orientações online, ou se o mesmo deveria passar por uma consulta presencial. Se esse for o caso o profissional deve fazer a indicação e explicar os motivos

 

Vantagens do atendimento online?

O atendimento online visa trazer muitas vantagens para o profissional e especialmente para o cliente/paciente, como por exemplo:

  • Proporcionar um contato terapêutico mais flexível, possibilitando ao cliente um atendimento no conforto do seu lar, o que pode gerar um maior estímulo e desinibição para expor seus pensamentos.
  • Economia financeira e de tempo: Pois o cliente/paciente não precisa se locomover até o consultório, assim economiza com o transporte e não precisa passar pelo estresse do trânsito.
  • Permite ao profissional atender pessoas do qualquer lugar do mundo ao invés de se limitar a tender pessoas apenas de sua cidade ou região.
  • Proporcionando ao profissional fazer atendimentos online aos pacientes presenciais que por algum motivo (viagem ou dificuldade de locomoção por exemplo) não possam comparecer as sessões presenciais.

 

O que o profissional precisa para iniciar os serviços de orientação psicológica online?  

O profissional que deseja prestar serviços de orientação psicológica online, precisa possuir:

  • Um site com domínio próprio e seguir as diretrizes presentes na resolução 11/2012 ou ser cadastrado em um site já regulamentado.
  • Um computador com acesso à internet banda larga com boa velocidade e qualidade de conexão com microfone e webcam funcionando. Com programas como Skype ou semelhante para os atendimentos por vídeo conferência e criar uma conta específica nos mesmos para os atendimentos online.
  • Já no caso do atendimento via E-mail, é recomendado utilizar um e-mail específico para os atendimentos online.

 

Qual a importância dos serviços de orientação psicológica online?

Em tempos de mudanças produzidas pelo grande avanço tecnológico, onde os serviços de todas as áreas da sociedade tendem a se informatizar, a Psicologia pode e deve se adaptar. Pois trabalhamos tanto para ajudar nossos clientes/pacientes quanto a adaptação diante das mudanças ocorridas durante a vida, como podemos nessa hora nos privarmos ou fugirmos das mudanças tecnológicas?

Não podemos trabalhar regidos pela frase “em casa de ferreiro o espeto é de pau”, precisamos sim nos adaptarmos as mudanças ocorridas na sociedade produzidas pelo avanço da tecnologia e proporcionar a sociedade um alcance maior dos serviços da psicologia.

A orientação psicológica online existe, é regulamentada pelo conselho, e tende a crescer rapidamente nos próximos anos, dessa forma, não pode ser um serviço ignorado por nossa categoria.

Esse tipo de atendimento é mais uma prática do profissional psicólogo, assim como tantas outras práticas possíveis, que veio para agregar, a qual pode ser comparada a um plantão psicológico, ou aconselhamento psicológico, é claro com o adendo de ser um serviço oferecido por meio da internet.

Cada dia aumenta a procura por esse serviço característico do mundo moderno onde as pessoas cada vez mais reclamam da falta de tempo.

É nossa obrigação como psicólogos dar a devida atenção as mudanças que ocorrem na sociedade e hoje essa é a realidade em que vivemos.

Mas qual o papel do psicólogo diante dessa realidade?

O que podemos e/ou devemos fazer para agregar valor?

Uma realidade até paradoxal, onde encontramos pessoas mal-intencionadas e que se aproveitam do sofrimento alheio oferecendo e prestar serviços duvidosos através de cursos e atendimentos online, mas que também encontramos pessoas bem-intencionadas dispostas a usar a internet para ajudar profissionalmente.

E porque a psicologia não pode ser uma dessas e aumentar o lado dos agregadores de valor que utilizam a internet de maneira positiva?

Gastar o tempo reclamando e resmungando aos ventos que a internet está cheia de gente de tudo quanto é área, oferecendo serviços que em sua grande maioria poderia e/ou deveria ser oferecido por psicólogos, não adianta nada, é preciso agir e mostrar para a sociedade os benefícios de nossa profissão.

Mas fica a pergunta, o que estamos fazendo para isso acontecer?

 

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